Domingo, 24 de Maio de 2009

Falecimento de Padre Francisco Borges de Assunção

1923 - 2009

Memorando

 


Nasceu em Travancinha, Seia, o Padre Francisco Borges de Assunção. Entrou para o Seminário do Fundão, donde, depois de quatro anos de preparatórios, passou para o Seminário da Guarda. Aqui estudou a Filosofia e a Teologia, para no fim, em 4 de Agosto de 1946, receber a Ordenação Sacerdotal das mãos do Senhor Bispo da Guarda. Após um ano de apostolado como Coadjutor, foi Pastor dedicado às ovelhas que lhe foram confiadas durante cinquenta e quatro anos em várias Comunidades Paroquiais, só deixando estas suas actividades aos setenta e oito anos, por motivo de doença incapacitante. Formando espiritualmente os seus paroquianos, pensou também nas suas necessidades corporais. Deixou obras de largo alcance social, sobretudo na Vila de Loriga, onde se destaca a “Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia”.
E, como poeta, a Evangelização veio ao de cima, através dos poemas que iam sendo publicados no seu jornal paroquial “Ecos Paroquiais”.
Por isso foram muito festejados os seus cinquenta e os seus sessenta anos de Sacerdócio.

Este personagem, como Padre e como Homem de fé, esteve sempre aberto aos outros, principalmente na ajuda aos mais necessitados. A sua acção socio-caritativa, desde o início da sua vida paroquial, traduziu-se em dois sectores:

Para os que começam a jornada da vida, incentivando a acção das Creches, Jardim-de-infância e A.T.L.s, e para os que já se encontram no ocaso da sua existência, criando Centros de Dia e Lares para Terceira Idade.

Chegou a Loriga em Outubro de 1979. Desde logo mostrou grandes preocupações de ordem social, extrema sensibilidade e um especial carinho pelos mais velhinhos e necessitados de ajuda.

A Formação de leigos conscientes das suas responsabilidades apostólicas, foi uma constante da sua vida Pastoral. Saliente-se, que paroquiou simultaneamente Loriga, Cabeça e durante nove anos, Alvoco da Serra.

Os Loriguenses, reconhecem que este Padre de eleição, este Homem de condição humana, marcou verdadeiramente a Vila de Loriga, com estruturas sociais e pastorais de excepção; à frente dos destinos da Paróquia de Santa Maria Maior de Loriga durante 22 anos, “que nem o homem nem o tempo conseguirão arrebatar”, sendo de destacar o seguinte:

• Construção de raiz de um Pavilhão para Creche, Jardim Infantil e A.T.L.
• Construção da Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia (Lar de Idosos) “ex. líbris da Vila de Loriga”, considerada como Obra da Coragem. O seu mentor considerá-la-á sempre “ como a pupila dos seus olhos”, pois são vivências que marcam e nunca esquecem, “finis coronat opus”
• Restauro e requalificação total da Casa de Nossa Senhora da Conceição, destinada à prática da Catequese, reuniões e actividades de outros organismos apostólicos.
• Requalificação de um espaço físico para funcionamento do Centro de Dia para Idosos.
• Grande restauro e requalificação da Igreja Paroquial no seu interior e exterior. Do seu interior consta um novo tecto, uma nova pavimentação com colocação de granito na coxia central, colocação de lambrim de azulejos nas paredes do templo sagrado, dotando-o ainda com novas bancadas. No exterior, colocação de vitrais e devolução à origem do seu esplendor granítico.
• Obras na Casa Paroquial, dotando-a de melhores condições de habitabilidade, não descurando o restauro do Salão Paroquial, para desenvolvimento de actividades pastorais e lúdicas.
• Melhorou a Sede social do Centro de Assistência Paroquial de Loriga.
• Ajudou a criar a Casa Mortuária, valência que Loriga apreciou e continua a evidenciar.
• Lançou meios estruturais para o exercício dos Movimentos Apostólicos.
• Estimulou Loriguenses responsáveis que operaram na transformação da Capela e recinto de Nossa Senhora da Guia, Capela e Largo de S. Sebastião e Capela de Nossa senhora do Carmo.


Quem não se lembra dos desafios que fazia nas suas Homilias; as quais exortava: Caros Paroquianos, se fordes capazes de arranjar um terreno para construir um lar para Idosos, eu assumo o compromisso da construção da obra sem qualquer receio. “É inquestionável, de que só homens empreendedores, determinados e de visão social universal, são capazes de lançar estes desafios”.

De vital e incontornável importância, é a Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia em matéria socio-económica. Depois da derrocada social e económica com o fecho das fábricas têxteis em Loriga, emergiu esta Instituição com cerca de trinta postos de trabalho. Contribui eficaz e positivamente no desenvolvimento social e económico da Vila de Loriga. “O seu mentor” transmitiu sempre bom senso, maturidade, equilíbrio com tolerância e acima de tudo amor, princípios base de um caminho a percorrer, por Instituições de Solidariedade Social que tem nos seus objectivos o “Bem-Comum das Comunidades”.

O Livro de suas memórias “Subindo sempre”, retratam bem a simplicidade e humildade memorial do seu autor.

Fica ainda muito por dizer sobre o seu percurso.

Faleceu hoje dia 24 de Maio com 86 anos no Hospital Sousa Martins na Guarda pela manhã.

 "" fonte: MOF ""

toloriga52@sapo.pt às 17:45
partilhar

Bem Vindo - Jardim de Notícias

+ Canal nº 623131 – Tó Amaro TV. no MEO Kanal + ...

Neste momento: Usuários Online

.. .. free counters .. ..
.. ..

LINKS

" Passaro "

++

Vídeo.. Fotos de Loriga

...
..
+++. Mapa:Como chegar a Loriga ! ********** ......... +++++

. LIVRO DE VISITAS .

Guestbook

Tempo Online em Loriga

****

arquivos

 

LORIGA

Fotos de Loriga - 2017 ( ...

Repórteres Fotográficos :...

Venha visitar Loriga Vila...

Marcha Popular da Csa. de...

Marcha Popular da Casa de...

VII Marcha Popular do Lar...

Marcha Popular de Loriga ...

Bodas de Prata Sacerdotai...

O ADEUS !!! Procissão das...

São estas Pequenas coisas...

Fotos Frequinhas acabadas...

Feira do Queijo na Cidade...

Associação Cultural AnimE...

Hoje 20 \ 01 \ 2017 logo ...

Fotos: S / Comentário - L...

Festa de Natal no Lar de ...

Venho Por Este Meio Desej...

Para Todo o Mundo Um Feli...

Visita á Freguesia da Cab...

XII Almoço Convívio dos B...

Chocalhada vésperas de S....

Confraria da Broa e Bolo ...

Cartaz da 6ª Festa das So...

Igreja Matriz da Vila de ...

Loriga vista da montanha ...

Chá Dançante alusivo ao D...

O MAIOR CHINELO DE PANO D...

Vídeo Relâmpago: Praia Fl...

Srª Aurora Antunes com 99...

XII Aniversário da Casa d...

" Vídeo " Sessão Solene n...

Sessão Solene no Salão No...

Fotos - Praia Fluvial e d...

Praia Fluvial de Loriga -...

Praia Fluvial da Vila de ...

Vila de Loriga a Suíça P...

Vila de Loriga .. 22/07/...

Praia Fluvial de Loriga ...

Praia Fluvial de Loriga ...

07 \ 08 \ 2016 . Festa e...

Noite de Fados no Adro da...

Festa em Honra da Nossa S...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Marcha Popular da Casa de...

Caminhada a pé até ao Cov...

Caminhada do Lampião - Fe...

Concerto da Banda de Lori...

Santa Missa e Procissão d...

Praia Fluvial da Vila de ...