Sábado, 18 de Setembro de 2010

José Manuel Moura Pinto: Natural da Vila de Loriga " Pasteleiro "

O outro lado doce da vida

 

 

Por: Vanessa Amaro

 

De pequeno, ajudava a mãe a fazer os bolos para os quatro irmãos. Quando cresceu e quis deixar a sua Loriga natal, na zona da Serra da Estrela, em Portugal, rumo a Lisboa pensou que poderia fazer do seu passatempo de infância pela pastelaria profissão. E assim foi. José Moura Pinto, de 40 anos, chegou a Macau há ano e meio sem nunca ter imaginado antes pôr cá os pés, e pensou logo em ir-se embora por não falar uma palavra de inglês e não conseguir emprego a fazer os seus pães e pastéis.
A sua aventura em Macau – e a sua primeira saída para o estrangeiro – começou três meses antes da partida. A mulher, professora de Geografia, estava a ler os jornais no café, quando passou os olhos por um anúncio a pedir docentes portugueses para leccionarem cá. Comentou com José o que tinha visto e a primeira reacção foi: “Por que não? Manda já o currículo”, lembra o pasteleiro.
A candidatura foi feita, a resposta positiva surgiu um mês depois, mas plantaram-se dúvidas: “O que vamos fazer para Macau?”, questionava a mulher, a ponderar se valeria a pena uma mudança tão brusca com uma criança de sete meses ao colo. José Moura Pinto insistia que sim e imaginava que chegaria e encontraria um emprego na primeira semana.
Nada disso aconteceu. Não sabia que era preciso “um tal de BIR” para existir cá e teve de casar à pressa para conseguir uma autorização de residência por conta da mulher. As burocracias prolongaram-se por cinco meses, tempo suficiente para José repensar na mudança e preparar as malas para partir. “Estava num sítio completamente estranho, não conhecia ninguém, não falava inglês, não arranjava emprego. Ficava o dia trancado em casa a cuidar da minha filha e já não aguentava estar sem fazer nada. Disse à minha mulher que ia embora.”
No entanto, as suas tentativas para arranjar trabalho começaram a render frutos, por receber telefonemas dos restaurantes dos hotéis Wynn e Grand Lisboa. “O problema é que nem sequer conseguia entender o que me falavam ao telefone. O meu inglês era uma desgraça e eles desligaram e nunca mais voltaram a ligar.”
Um amigo da mulher tinha ouvido dizer que o hotel Hyatt estava a recrutar pasteleiros e José Moura Pinto candidatou-se, já como último recurso. Estava decidido, ou arranjava empregou ou voltava a Lisboa. O chef francês que o entrevistou por sorte tinha passado uma temporada no México e falava espanhol. “Ele perguntava em espanhol e eu respondia em português. Em inglês não me safava.”
Conseguiu a oportunidade e lá voltou a fazer os seus bolos. “Senti-me, na verdade, um principiante. Tive de reaprender tudo, a não usar açúcar, a limitar o sal, a usar novos ingredientes… E, ainda por cima, todos os colegas são chineses e a nossa comunicação era basicamente por mímica. Foram tempos difíceis.”
A adaptação desde então seguiu à velocidade de cruzeiro, o seu paladar acabou por moldar-se a menos gulodices – “até já emagreci uns quilinhos por não comer bolos tão açucarados”, diz a rir-se – e redescobriu a sua profissão. “Em Portugal, trabalhava num hipermercado e a minha especialidade era a decoração dos bolos. Aqui, faço de tudo, especialmente pastelaria francesa, e trabalho com massas que nunca tinha visto. Estava habituado a usar massa pronta, os recheios de ovos, por exemplo, vinham em latas. Agora tenho de fazer tudo à mão. É uma grande trabalheira, mas confesso que o resultado é bem melhor.”
O inglês deu alguns avanços – “já consigo entender o que as pessoas dizem, embora responder… está quieto” -, os colegas chineses viraram amigos e os planos de ficar em Macau estão cada vez mais certos. “Portugal está muito mal e eu adoro a vida cá. Voltar para quê? Sinto saudades da família, é verdade, mas estou a convencê-la a mudar para cá. Tenho feito grande publicidade de Macau. Eu daqui já não saio.”

 

toloriga52@sapo.pt às 20:22
partilhar
1 comentário:
De Anónimo a 22 de Setembro de 2010 às 21:42
Caro amigp Jose Louriga fico feliz ao ler um pouco de sua aventura e tambem já tentei e já trabalhei em frança mas não quero lembrar o que me deu na cabeça de voltar a Portugal só pesso a Deus de encontrar uma saída pois até já tenho em risco a minha familia sem culpa de nada no entanto felicito-lhe pela sua coragem va em frente e não desmoreça se conhecer alguem que precise deme um toque que era uma grande ajuda fernandomsmr@yahoo.com.br desejo-lhe do cração tudo de bon a minha esposa tambem é professora mas de musica ensino secundario para qualquer coisa estou-lhe disponivel um grande abraço .


Comentar post

Bem Vindo - Jardim de Notícias

+ Canal nº 623131 – Tó Amaro TV. no MEO Kanal + ...

Neste momento: Usuários Online

.. .. free counters .. ..
.. ..

LINKS

" Passaro "

++

Vídeo.. Fotos de Loriga

...
..
+++. Mapa:Como chegar a Loriga ! ********** ......... +++++

. LIVRO DE VISITAS .

Guestbook

Tempo Online em Loriga

****

arquivos

 

LORIGA

Fotos de Loriga - 2017 ( ...

Repórteres Fotográficos :...

Venha visitar Loriga Vila...

Marcha Popular da Csa. de...

Marcha Popular da Casa de...

VII Marcha Popular do Lar...

Marcha Popular de Loriga ...

Bodas de Prata Sacerdotai...

O ADEUS !!! Procissão das...

São estas Pequenas coisas...

Fotos Frequinhas acabadas...

Feira do Queijo na Cidade...

Associação Cultural AnimE...

Hoje 20 \ 01 \ 2017 logo ...

Fotos: S / Comentário - L...

Festa de Natal no Lar de ...

Venho Por Este Meio Desej...

Para Todo o Mundo Um Feli...

Visita á Freguesia da Cab...

XII Almoço Convívio dos B...

Chocalhada vésperas de S....

Confraria da Broa e Bolo ...

Cartaz da 6ª Festa das So...

Igreja Matriz da Vila de ...

Loriga vista da montanha ...

Chá Dançante alusivo ao D...

O MAIOR CHINELO DE PANO D...

Vídeo Relâmpago: Praia Fl...

Srª Aurora Antunes com 99...

XII Aniversário da Casa d...

" Vídeo " Sessão Solene n...

Sessão Solene no Salão No...

Fotos - Praia Fluvial e d...

Praia Fluvial de Loriga -...

Praia Fluvial da Vila de ...

Vila de Loriga a Suíça P...

Vila de Loriga .. 22/07/...

Praia Fluvial de Loriga ...

Praia Fluvial de Loriga ...

07 \ 08 \ 2016 . Festa e...

Noite de Fados no Adro da...

Festa em Honra da Nossa S...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Marcha Popular da Casa de...

Caminhada a pé até ao Cov...

Caminhada do Lampião - Fe...

Concerto da Banda de Lori...

Santa Missa e Procissão d...

Praia Fluvial da Vila de ...