Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

11 de Novembro 2010 dia de S. Martinho “ Ditado antigo “ Vai Adega e Prova o Vinho..

 
No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.
.
Hoje em dia, não sendo o uso do missal tão frequente, nem todos os crentes católicos se lembrarão de ver, nos dias festivos do ano, o que se diz relativamente ao dia 11 de Novembro e ao seu Santo: «São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (...) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.» (in Missal de Dom Gaspar Lefebvre )

Com efeito, S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc. V por uma Basílica (sucessivamente destruída e reconstruída) em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. E ainda hoje o seu espírito de partilha é fonte de inspiração.
.
São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hoteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados... dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série infindável de localidades de Beli Benastir, na Croácia, a Buenos Aires, na Argentina (fonte Catholic Community Forum) passando, evidentemente, por numerosíssimas sítios de Norte a Sul de Portugal. (ver Toponímia )

O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.

Assim, em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; mas de resto, e por todo o lado, as pessoas andam ocupadas nas actividades mencionadas nos provérbios sobre este dia: assam-se castanhas, prova-se o vinho...

Acerca do assunto, escreve o conceituado etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) o seguinte: «O S. Martinho, como o dia de Todos os Santos, é também uma ocasião de magustos, o que parece relacioná-lo originariamente com o culto dos mortos (como as celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos). Mas ele é hoje sobretudo a festa do vinho, a data em que se inaugura o vinho novo, se atestam as pipas, celebrada em muitas partes com procissões de bêbados de licenciosidade autorizada, parodiando cortejos religiosos em versão báquica, que entram nas adegas, bebem e brincam livremente e são a glorificação das figuras destacadas da bebedice local constituída em burlescas irmandades. Por vezes uma dos homens, outra das mulheres, em alguns casos a celebração fracciona-se em dois dias: o de S. Martinho para os homens e o de Santa Bebiana para as mulheres (Beira Baixa). As pessoas dão aos festeiros. vinho e castanhas. O S. Martinho é também ocasião de matança de porco.» (in As Festas. Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987)
toloriga52@sapo.pt às 10:51
partilhar

Bem Vindo - Jardim de Notícias

+ Canal nº 623131 – Tó Amaro TV. no MEO Kanal + ...

Neste momento: Usuários Online

.. .. free counters .. ..
.. ..

LINKS

" Passaro "

++

Vídeo.. Fotos de Loriga

...
..
+++. Mapa:Como chegar a Loriga ! ********** ......... +++++

. LIVRO DE VISITAS .

Guestbook

Tempo Online em Loriga

****

arquivos

 

LORIGA

Bodas de Prata Sacerdotai...

O ADEUS !!! Procissão das...

São estas Pequenas coisas...

Fotos Frequinhas acabadas...

Feira do Queijo na Cidade...

Associação Cultural AnimE...

Hoje 20 \ 01 \ 2017 logo ...

Fotos: S / Comentário - L...

Festa de Natal no Lar de ...

Venho Por Este Meio Desej...

Para Todo o Mundo Um Feli...

Visita á Freguesia da Cab...

XII Almoço Convívio dos B...

Chocalhada vésperas de S....

Confraria da Broa e Bolo ...

Cartaz da 6ª Festa das So...

Igreja Matriz da Vila de ...

Loriga vista da montanha ...

Chá Dançante alusivo ao D...

O MAIOR CHINELO DE PANO D...

Vídeo Relâmpago: Praia Fl...

Srª Aurora Antunes com 99...

XII Aniversário da Casa d...

" Vídeo " Sessão Solene n...

Sessão Solene no Salão No...

Fotos - Praia Fluvial e d...

Praia Fluvial de Loriga -...

Praia Fluvial da Vila de ...

Vila de Loriga a Suíça P...

Vila de Loriga .. 22/07/...

Praia Fluvial de Loriga ...

Praia Fluvial de Loriga ...

07 \ 08 \ 2016 . Festa e...

Noite de Fados no Adro da...

Festa em Honra da Nossa S...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Marcha Popular da Casa de...

Caminhada a pé até ao Cov...

Caminhada do Lampião - Fe...

Concerto da Banda de Lori...

Santa Missa e Procissão d...

Praia Fluvial da Vila de ...

Ultra Trail SERRA da ESTR...

Nossa Senhora de Fátima: ...

Procissão Corpo de Deus e...

Procissão Corpo de Deus e...

Praias de Vale do Rossim,...

Homenagem ao Sr. Luiz Pau...

Homenagem ao Sr. Luiz Pa...