Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013

Loriga é uma das vilas mais belas do concelho de Seia.

 

Milhares de fotos na Net o comprovam. Vários filmes amadores têm sido realizados nessa região e é célebre a imagem ícone de Loriga coberta de neve, que corre mundo.
Recentemente descobriu-se a vocação de Loriga e das suas duas ribeiras para o turismo. De facto, com apenas duas empresas de média dimensão ainda a laborar – a Pinto Lucas e a Metalúrgica Vaz leal – torna-se cada vez mais difícil absorver a população ainda em idade laboral que cada vez tem menos saídas profissionais. Para não dizer que não tem nenhumas.
A população de Loriga é activa e aguerrida, o que tem provocado guerras internas difíceis de sanar. Mas não foi por isso que Loriga deixou de ter combustíveis à venda.
As várias versões
Uma delas defende que foi a ASAE quem fechou as bombas da Metalúrgica, as únicas existentes na Vila. Por falta de condições. Avisada por mais do que uma vez, a administração da Metalúrgica não terá procedido às obras necessárias e a ASAE não esteve com meias medidas. Fechou as bombas com o combustível que lá havia.
Esta é a versão geral da população, porque a empresa está de férias e a nossa reportagem não conseguiu chegar à fala com a administração.
Mas não é a única.
Paulo Garcia, ex-funcionário da Vaz Leal, onde trabalhou 20 anos, garante que havia outros problemas, como o facto de ter que estar presente sempre um funcionário da Metalúrgica de serviço às bombas e que a administração terá chegado à conclusão que o negócio não era rentável.
Outros populares garantem que as bombas apenas serviam para desenrascar porque a população abastece em Seia, que é mais barato.
Numa pequena conversa havida entre o repórter e alguns populares no café Degrau, esta última versão foi confirmada porquanto por eles foi dito que “muitos Loriguenses têm o hábito de ir a Seia comprar tudo, mesmo aquilo que há em Loriga, e que aproveitam para abastecer lá”.
Outros alvitram que há gente interessada em ficar com o Alvará mas que a Metalúrgica não o cede. Esta versão não seria determinante porque qualquer cidadão que possua um terreno cujo perfil seja elegível (não estar próximo de curvas ou lombas) e que tenha a escritura do mesmo em seu nome, pode meter o processo de candidatura na CM Seia que o encaminha para as Estradas de Portugal e para a Direcção Geral de Energia. É evidente que a compra daquele alvará ficaria mais barato mas é preciso depois fazer as obras.
Se é verdadeira alguma destas versões - ou todas elas – então poderemos concluir que as perspectivas para a reabertura do posto de Loriga não estarão para breve.
Factos:
O que o NG apurou de fonte fidedigna é que a administração da Metalúrgica foi notificada, há já 3 anos, para a necessidade de se realizarem obras de qualificação do posto de abastecimento, de acordo com a lei em vigor. Tais obras nunca foram realizadas. E foi, de facto, a ASAE quem fechou as bombas.
Alternativas?
As alternativas para a população de Loriga são duas: ou abastecer em S. Romão ou Seia ou na Ribeira (Teixeira). Qualquer uma delas obriga a uma deslocação de 19 a 22 km.
Numa Vila que se pretende turística, servida por uma estrada nova de acesso à Lagoa Comprida e por um Posto de Turismo recentemente criado, há algo que não encaixa bem... E se um turista, ainda com ¼ do depósito, pretender visitar a Torre indo por Loriga? Que condições tem para o fazer?
O NG continuará atento ao desenrolar desta situação.

 
toloriga52@sapo.pt às 20:17
partilhar

Bem Vindo - Jardim de Notícias

+ Canal nº 623131 – Tó Amaro TV. no MEO Kanal + ...

Neste momento: Usuários Online

.. .. free counters .. ..
.. ..

LINKS

" Passaro "

++

Vídeo.. Fotos de Loriga

...
..
+++. Mapa:Como chegar a Loriga ! ********** ......... +++++

. LIVRO DE VISITAS .

Guestbook

Tempo Online em Loriga

****

Natal

...............................................

arquivos

 

LORIGA

LE BAL DÉTOURNÉ CORO DE V...

Temos o Natal á Porta - 2...

Fotos de Loriga - 2017 ( ...

Repórteres Fotográficos :...

Venha visitar Loriga Vila...

Marcha Popular da Csa. de...

Marcha Popular da Casa de...

VII Marcha Popular do Lar...

Marcha Popular de Loriga ...

Bodas de Prata Sacerdotai...

O ADEUS !!! Procissão das...

São estas Pequenas coisas...

Fotos Frequinhas acabadas...

Feira do Queijo na Cidade...

Associação Cultural AnimE...

Hoje 20 \ 01 \ 2017 logo ...

Fotos: S / Comentário - L...

Festa de Natal no Lar de ...

Venho Por Este Meio Desej...

Para Todo o Mundo Um Feli...

Visita á Freguesia da Cab...

XII Almoço Convívio dos B...

Chocalhada vésperas de S....

Confraria da Broa e Bolo ...

Cartaz da 6ª Festa das So...

Igreja Matriz da Vila de ...

Loriga vista da montanha ...

Chá Dançante alusivo ao D...

O MAIOR CHINELO DE PANO D...

Vídeo Relâmpago: Praia Fl...

Srª Aurora Antunes com 99...

XII Aniversário da Casa d...

" Vídeo " Sessão Solene n...

Sessão Solene no Salão No...

Fotos - Praia Fluvial e d...

Praia Fluvial de Loriga -...

Praia Fluvial da Vila de ...

Vila de Loriga a Suíça P...

Vila de Loriga .. 22/07/...

Praia Fluvial de Loriga ...

Praia Fluvial de Loriga ...

07 \ 08 \ 2016 . Festa e...

Noite de Fados no Adro da...

Festa em Honra da Nossa S...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Hastear bandeiras : 02 \ ...

Marcha Popular da Casa de...

Caminhada a pé até ao Cov...

Caminhada do Lampião - Fe...

Concerto da Banda de Lori...